Nossa escola.

Nossa escola.

Editorial

Editorial


Desde a invenção da imprensa por Gutenberg, na Idade Moderna, a forma como o ser humano observa o mundo transformou-se radicalmente. O livro possibilitou a interação entre povos distintos e mesmo a derrubada de barreiras milenares que os separavam, contudo, de herança deixou ao homem um mundo onde a informação passou a ser fonte de conhecimento e esta se move com uma rapidez quase que impossível de ser acompanhada.

Por outro lado, não podemos ignorar que as trocas de informações virtuais chegaram para ficar, sendo, portanto, papel da escola orientar a identificação, compreensão e reflexão deste amalgamam de informações e transformá-las em conhecimento que possa conduzir a vida dos estudantes.

Diante deste cenário, a proposta do projeto Gazeta Aniceto Mariano Costa é oferecer uma nova proposta de informar e ser informado, através de postagens de artigos, resenhas, editoriais, sinopses, etc. envolvendo as Ciências Humanas e seus conteúdos, possibilitando aos alunos e à comunidade uma releitura e contextualização dos grandes temas que orientaram a humanidade em sua jornada.



sexta-feira, 6 de setembro de 2013

JOVEM SENADOR


O Jovem Senador é um projeto anual, que proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos  e o tema de 2013 foi Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”. Os autores das 27 melhores redações – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República. O projeto conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

TIPOLOGIA: Dissertativa-argumentativa

Nosso pedido de democracia
Hoje o nosso país e as pessoas que nele vivem, estão sendo cada vez mais conscientes, consciência essa que serve para reivindicar nossos direitos enquanto sociedade. Essa busca por direitos estamos vendo frequentemente em noticiários, são caminhadas, na maiorias das vezes, realizadas por jovens, que gritam cada vez mais alto por mudanças.
Para mudar o atual cenário político, precisamos ter voz, nossa voz nos dará vez para entramos como reformistas e mudar a estrutura do nosso Brasil. Dessa forma teremos papel fundamental no futuro d nosso país. Caminharemos juntos em busca de uma sociedade política melhor e mais justa. Não podemos jogar mais lenha na fogueira para tentar apagar o fogo, do mesmo modo não podemos fazer manifestações violentas em nossas ruas para sermos ouvidos pelas autoridades, e sim, praticar a cidadania mesmo inconformados com a realidade, para fazer valer nossa democracia, tendo participação em conversas que decidem o futuro político do nosso país. Nosso Brasil está necessitado de pessoas que lutem por uma realidade melhor e mais justa, que busquem o diálogo par alcançar resultados, e não buscar a violência para aumentar o problema. Nós jovens, somos exemplos de pessoas que estão em busca de seus direitos.
Ainda temos um longo caminho a percorrer em busca de medidas que determinem a melhoria da sociedade, e temos que ser pacientes, pois são muitos os obstáculos que irão percorrer. Mas como o brasileiro é batalhador e não desiste nunca, com certeza seremos vitoriosos nessa! Buscando voz para termos vez, e praticando a cidadania para melhorar nossa democracia, participando da transformação do nosso Brasil!
THAYMISON SILVA MORAES  2ª C


Nenhum comentário:

Postar um comentário