Nossa escola.

Nossa escola.

Editorial

Editorial


Desde a invenção da imprensa por Gutenberg, na Idade Moderna, a forma como o ser humano observa o mundo transformou-se radicalmente. O livro possibilitou a interação entre povos distintos e mesmo a derrubada de barreiras milenares que os separavam, contudo, de herança deixou ao homem um mundo onde a informação passou a ser fonte de conhecimento e esta se move com uma rapidez quase que impossível de ser acompanhada.

Por outro lado, não podemos ignorar que as trocas de informações virtuais chegaram para ficar, sendo, portanto, papel da escola orientar a identificação, compreensão e reflexão deste amalgamam de informações e transformá-las em conhecimento que possa conduzir a vida dos estudantes.

Diante deste cenário, a proposta do projeto Gazeta Aniceto Mariano Costa é oferecer uma nova proposta de informar e ser informado, através de postagens de artigos, resenhas, editoriais, sinopses, etc. envolvendo as Ciências Humanas e seus conteúdos, possibilitando aos alunos e à comunidade uma releitura e contextualização dos grandes temas que orientaram a humanidade em sua jornada.



terça-feira, 17 de setembro de 2013

Atividade de Língua Portuguesa (1ª série B)

Matinha, 11 de Setembro de 2013.                   

Carta a excelentíssima Senhora chefe do Estado Dilma Rulsseff.

Senhora,
      Posto que o líder dessa vossa equipe de filmagem, assim como os outros acompanhantes, escrevo a vossa excelentíssima a notícia da visita a esta escola que ganhou o prêmio Gestão Escolar.
     Eu, Thalia Rabelo, tomo a liberdade de falar tudo aquilo que vi e ouvir.
      E, portanto, do que ei de falar começo:
 E digo que:
  A partida de Brasília até aqui, foi, como Vossa excelentíssima sabe, segunda-feira 9 de Setembro. É quando quarta-feira do dito mês, entre as 13 e 14 horas chegamos em Matinha, cidade a qual se encontra a Escola Aniceto Mariano Costa.
      Eis que nos encontramos em uma rua sem asfalto, totalmente irregular, surgia então uma dúvida: será que estamos na rua certa? Esta escola que iremos visitar se encontra mesmo neste lugar? Eis que chegamos e de cara nos deparamos com um prédio de excelente estrutura, um jardim bem florido, muro ao redor de todo o patrimônio escolar, Vigias uniformizados, Auxiliares higiênicos, enfim uma escola que me pareceu ser bem organizada.
    Quando entramos havia 3 ou 4 alunos no corredor, segundo os que entraram primeiro. Fomos bem recebidos pelos gestores e por todo o corpo docente.
   Começamos então a entrevista com a gestão Herbert Max e Neusa, e durante as filmagens percebemos que havia um silêncio profundo, onde pensamos até, que não tinha alunos na escola, o que deu pra entender que o corpo discente da mesma era bem educado, sabia se comportar bem em determinadas situações.
    Os gestores eram bem vestidos, se comportavam como tal, assim como todo o corpo docente, tinham um corpo bem esculpido, peles bem limpas, belos aos nossos olhos.
      Começamos a filmar os alunos, eles estavam quase todos uniformizados com calça; blusa; jaqueta e tênis. Os meninos todos bem cheirosos, bem limpinhos, todos bonitos e as meninas com peles bem limpas e brilhosas, todas verdadeiras meninas lindas e educadas.
           No decorrer das filmagens percebemos que a escola tinha: Quatro banheiros, dois para os professores e dois para os alunos divididos por sexos, cinco salas de aula, uma sala de vídeo, um laboratório de ciências e matemática, uma sala de informática, biblioteca, recepção, cantina, sala dos professores, diretoria, um corredor e uma quadra. Todos os compartimentos eram bem preservados, todas as salas tinham ar-condicionado, era um ambiente gostoso.
         No outro dia pela manhã filmamos a banda da escola a FANFARRA ANICETO MARIANO COSTA, que por sinal nos impressionaram muito, filmamos alguns alunos na quadra, entrevistamos alguns, e seguimos assim até o final da mesma. Partimos então para Brasília no dia 12 de Setembro, e foi tudo o que tinha pra lhe falar.
           Aqui termino de lhes contar tudo aquilo que nesta escola vi. E se um pouco me alonguei me perdoe, é que desejo muito lhe falar tudo o que olhei e presenciei.
          Beijos as mãos de vossa excelentíssima desta cidade de Matinha, hoje Quinta-feira 12 de Setembro de 2013.
            
Thalia Barros Rabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário